Os Principais Momentos


O Grupo de Fados viveu anos de juventude e de pequenos grandes momentos, tal o significado que sempre demos a cada um deles. De entre muitos podemos realçar a abertura de Semanas Académicas de Barcelos, Mirandela, Chaves e Penafiel, a participação em Saraus do ISEP e IPP, as Tertúlias do Café Piolho, os encontros do Pé D`Água, as Serenatas de diversas Faculdades, o Natal dos Hospitais, a Praça da Alegria na RTP1, aos nossos amores...

No entanto, pela carga emotiva e até institucional que carregam, destacamos:


      - A Monumental Serenata da Queima das Fitas do Porto de 1997, no Terreiro da Sé, coma a apresentação do tema "Adeus Saudade - Balada de Despedida do ISEP de 1997" e o lançamento do primeiro registo em CD, em Dezembro de 1998, sob o mesmo título: "Adeus Saudade".


      - O espírito inovador e de procura de novos rumos para o Fado Académico que surgia no Porto com uma sonoridade própria associada a temas fortes e originais, levou à concretização da "I Grande Noite de Fado Académico" (1999), numa iniciativa inédita que juntou academias e gerações do sempre amado Fado de Coimbra. O momento foi aproveitado para apresentação de três temas originais.


      - A Monumental Serenata da Queima das Fitas do Porto de 1999 e a imposição de insígnias ficaram marcadas com a apresentação de "Adeus, Adeus - Balada de Despedida do ISEP de 1999".


      - Realização (conjuntamente com a Associação de Estudantes do ISEP) e participação na  "II Grande Noite do Fado Académico" (2000), no cinema Terço, onde o Grupo de Fados apresentou outro tema original - "Fado das Fitas".


      - A Digressão internacional aos Estados Unidos (Abril 2001), com actuações para as comunidades Portuguesas de New Jersey (Newark, New Rouchelle, Elizabeth, etc...), finalizando-a numa última grande actuação no Sport Club Português de Newark.


      - A Monumental Serenata da Queima das Fitas do Porto de 2001, ficando o momento marcado pelo adeus de alguns membros mais antigos do Grupo.


      - Realização (conjuntamente com a Associação de Estudantes do ISEP) e participação na  "III Grande Noite do Fado Académico" (2001), no Coliseu do Porto, aproveitando a ocasião para lançar o 2º registo do Grupo: "Porto, memórias e Fado", predominante de originais.


      - A Digressão à Suíça (Abril 2002), com actuações para a comunidade Portuguesa de Genéve em diversas instituições e restaurantes Portugueses ("Tasca do Primo", Casa do Benfica de Genéve, etc...).


      - A Monumental Serenata da Queima das Fitas do Porto de 2002, ficando o momento marcado pelo adeus de mais um membro do Grupo.


      - A Digressão a Marrocos (Setembro 2002), a convite da Associação Cultural AGA, incluída no projecto de geminação cultural entre as cidades de Valongo e Marrakech, com actuações desde em escolas primárias no meio do deserto do Sahara, até actuações mais institucionais para a Câmara Municipal de Marrakech, assim como para o Embaixador Português em Marrocos.


      - Realização (conjuntamente com a Associação de Estudantes do ISEP) e participação na "IV Grande Noite do Fado Académico" (2002), no Mercado Ferreira Borges, apresentando mais dois temas originais - "Descoberta" de Francisco Vasconcelos e "Os Pássaros já não voam" de Nuno Lacerda, que disse adeus ao Grupo nesse preciso momento.


      - A Monumental Serenata da Queima das Fitas do Porto de 2003.


      - Realização (conjuntamente com a Associação de Estudantes do ISEP) e participação na "V Grande Noite do Fado Académico" (2003), no Teatro Rivoli, marcada pela apresentação de mais um tema original - "Passos Vividos".


      - A Monumental Serenata da Queima das Fitas do Porto de 2004.


      - Realização (conjuntamente com a Associação de Estudantes do ISEP) e participação na "VI Grande Noite do Fado Académico" (2004), na Exponor, assinalada pela apresentação do 3º registo discográfico do Grupo: "Passos Vividos".


      - A Monumental Serenata da Queima das Fitas do Porto de 2005.


      - Realização (conjuntamente com a Associação de Estudantes do ISEP) e participação na "VII Grande Noite do Fado Académico" (2005), no Mosteiro de S. Bento da Vitória, e apresentação do tema original: "Ode ao Vento".


      - A Monumental Serenata da Queima das Fitas do Porto 2006, marcada pela apresentação da "Balada de Despedida do ISEP de 2006".


      - A comemoração dos 15 anos do Grupo, com a presença do Prof. Dr. Luís Soares, à altura ainda presidente do IPP, autor da letra de mais um original apresentado nesse momento: "Menina Sorriso".


      - Realização (conjuntamente com a Associação de Estudantes do ISEP) e participação na "VIII Grande Noite do Fado Académico" (2006), no Mosteiro de S. Bento da Vitória.


      - Mini-Digressão a "A Coruña" (Novembro 2006), a convite da Associação de Estudantes Erasmus, no âmbito do intercâmbio cultural e divulgação da cultura portuguesa a estudantes Erasmus.


      - Digressão a Espanha, Idanha-a-Nova e Castelo Branco (Abril 2007), com actuações em Madrid, Alicante, Córdoba e Moraira, por várias freguesias do concelho de Idanha e para o IPJ de Castelo Branco.


      - Participação na Serenata do I Encontro de Memórias, na Sé Velha em Coimbra (Julho 2007), a convite da Associação Cultural "Coimbra Menina e Moça" juntamente com vários grupos e intérpretes de renome da Canção Coimbrã.


      - Actuação no Seminário "Tráfico de Seres Humanos e Género" (Outubro 2007), organizada pela Presidência do Conselho de Ministros no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia; evento que contou com a presença de várias de personalidades da cena europeia e do Parlamento Europeu, bem como de Sua Excelência o Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Dr. Jorge Lacão.


      - Realização (conjuntamente com a Associação de Estudantes do ISEP) e participação na "IX Grande Noite do Fado Académico" (2007), na Casa da Música, com a apresentação de mais um tema original, com letra de Miguel Torga (no âmbito da comemoração do centenário do nascimento do poeta): "Para a Manhã".


      - Digressão à Ilha da Madeira (Março 2008), onde o grupo impulsionou e contribuiu para a realização da "I Monumental Serenata Académica da Madeira" assim como participou no 2º Aniversário do JA - Jornal da AAUMa, comemorado na Reitoria da Universidade da Madeira.


      - A Monumental Serenata da Queima das Fitas do Porto de 2008.


      - Realização (conjuntamente com a Associação de Estudantes do ISEP) e participação na "X Grande Noite do Fado Académico" (2008), no Mosteiro de S. Bento da Vitória, com a apresentação do tema original: "Os Dois Amigos".
Para além do evento, destaca-se a novidade da organização da I Semana do Homenageado, com a realização da Exposição Fotográfica Evocativa "Adriano Correia de Oliveira", na "Casa dos Fados" (ISEP).


      - A Digressão a Espanha, ao concelho de Idanha-a-Nova e Castelo Branco (Fevereiro/Março 2009). Realização de actuações em Jaén, em Cáceres (concerto de apoio à Candidatura de Cáceres a Capital Europeia da Cultura 2016) e Salamanca, bem como em diversas freguesias do concelho de Idanha-a-Nova. Visita de cortesia e actuação de despedida no Governo Civil de Castelo Branco, a convite da Exma. Sra. Governadora Civil, Dra. Maria Alzira Serrasqueiro.


      - Digressão à Ilha da Madeira (Março 2009), para actuações na "II Monumental Serenata Académica da Madeira", no 3º Aniversário do JA - Jornal da AAUma (Reitoria da Universidade da Madeira) e para a unidade hoteleira "Porto Mare".


      - Participação no concerto de Homenagem a Adriano Correia de Oliveira, no Auditório Municipal de V. N. de Gaia (9 de Abril de 2009), ao lado de nomes conceituados da música portuguesa como Paulo de Carvalho, José Mário Branco, entre outros...


      - A Monumental Serenata da Queima das Fitas do Porto de 2009.


      - Participação na Homenagem e Evocação de 27 anos sem Adriano Correia de Oliveira, no Clube Literário do Porto, onde o grupo apresentou pela 1ª vez o tema original: "Hora Torguiana".


      - Realização (conjuntamente com a Associação de Estudantes do ISEP) e participação na "XI Grande Noite do Fado Académico" (2009), no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, onde o Grupo apresentou ao público o seu 4º registo discográfico: "Hora Torguiana" - CD duplo de originais, com a participação especial da Orquestra do Norte e do Maestro José Ferreira Lobo.
Organização da "II Semana do Homenageado - Francisco de Vasconcelos: À Procura de um Fado", com início no Clube Literário do Porto (Novembro 2009). Revestida de itinerância, a Exposição seguiu para Sabrosa (terra Natal do homenageado) e depois para o Museu do Fado em Lisboa.


      - Actuação no Jantar de Natal do Governo Civil do Porto, a convite da Exma. Sra. Governadora Civil, Dra. Isabel Santos (Dezembro de 2009).


      - Realização (conjuntamente com a Associação de Estudantes do ISEP) e participação na "XII Grande Noite do Fado Académico" (2010), no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, onde foi apresentado mais um tema original: "Quando eu partir…".
Organização da "III Semana do Homenageado - "Tempo de Homenagem ao Professor José Henrique Dias - Ideia de Fado", no Clube Literário do Porto (Novembro 2010).

 
    GRUPO DE FADOS DO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO                                      
     
Grupo

Elementos

     
Discografia
Fotos
Outros
Livro de Visitas

Contactos
   Casa dos    Fados    Inteligente
 
  :: NOVIDADES ::